Fórmula anti-stress do dia: maçã picada com mel

Para quem quer ter uma alimentação saudável e também controlar o estresse, segue esta "fórmula anti-stress e calmante" (minha denominação), além de super simples e rápida de fazer.

Pique uma maçã em pedaços pequenos (eu uso o processador de alimentos para facilitar) e coloque um pouco de mel em cima. É isso, está pronto seu lanche anti-stress.


A maçã é um alimento super saudável, contém fibras e antioxidantes (confira aqui algumas das vantagens de consumir a fruta) e o mel, além de adoçar, também tem efeito calmante (conheça aqui outros benefícios do mel).


Segue a foto do meu lanche e aqui o vídeo de como prepará-lo: Dieta e saúde: vitamina de maçã e leite [lanche saudável ou sobremesa light]







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Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups

Maca picada com mel
Foto do meu prato de maçã com mel

Alimentos ricos em antioxidantes

Para todos que gostam de se preocupar com a alimentação saudável, segue abaixo uma tabela com os alimentos mais ricos em antioxidantes, fornecida pela USDA (United States Department of Agriculture) e disponibilizada na Wikimedia Commons.

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O que são antioxidantes? São moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e o aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e câncer. O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células (fonte: InfoEscola).

Comer esses alimentos, portanto, pode ajudar na prevenção de diversas doenças. Converse com seu médico para saber mais sobre o assunto e saber também sobre outros alimentos que podem ser bons para sua saúde.

A dica é começar a substituir alimentos não tão saudáveis (doces, frituras, fastfood, comida industrializada), pelos da lista abaixo.

Eu não costumo comer feijões ou alcachofra, mas agora decidi reinseri-los em minha alimentação.

Fiz um vídeo sobre o tema que você pode conferir abaixo:



Caso o vídeo não esteja abrindo, clique aqui: Quais são os alimentos antioxidantes?

Espero que a dica tenha sido útil!

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Alimentos com antioxidantes
Foto: Panther Media / CrayonStock

10 Dicas Básicas de Produtividade e Bem-Estar

Muito melhor do que trabalhar muitas horas seguidas é trabalhar com qualidade e de forma produtiva nas horas trabalhadas. Para isso é preciso ter organização e manter o bem-estar. Seguem abaixo algumas dicas para tornar o dia-a-dia no trabalho mais produtivo.

Essas são dicas que aplico à minha própria vida e que têm me ajudado a ter um dia-a-dia mais equilibrado. Espero que sejam úteis a vocês.

1- Tenha uma agenda completa e organizada.

Eu prefiro agendas online, mas se você prefere agenda de papel e caneta, vá em frente. O ideal é que você coloque as atividades relevantes do seu dia lá, estimando corretamente o tempo de duração de cada atividade. Isso ajuda você a ter mais razoabilidade na duração de cada tarefa (há pessoas que demoram muito tempo em tarefas curtas porque se distraem, colocar os itens na agenda ajuda você a ter mais controle) e também ajuda a planejar melhor a semana, o mês e o ano (você tem uma noção de proporção e duração das tarefas).

2- No começo do dia, dê uma olhada na sua agenda para ver o que está programado para o dia.

É a primeira coisa que faço no dia, ajuda a diminuir a ansiedade, se organizar e ter um melhor planejamento do tempo.Dê uma olhada também na semana e no mês, para ter uma noção mais ampla das tarefas e processos que estão acontecendo. Se for necessário, realoque, delete ou acrescente tarefas.

3- No final do dia, veja se ficou faltando alguma tarefa e reagende-a.

Se o dia foi mais cansativo do que você imaginava, sem problemas. No final do dia reagende as tarefas que você não pode cumprir e comunique (email, telefone) os envolvidos. Não cumprir uma tarefa e não avisar ninguém não vai te "salvar" dela e vai te causar ansiedade por não ter feito e avisado ninguém. O melhor é encarar com racionalidade seu planejamento de tempo e reagendar as tarefas.


4- Alterne tarefas mais intelectuais com tarefas mais mecânicas.

Esse "método" me ajuda bastante a ser mais produtiva. Se tenho algo intelectualmente intenso para fazer, procuro alternar com uma tarefa mais "mecânica", como preencher uma lista, organizar informações etc. As tarefas parecem menos cansativas (você não exaure o cérebro e não se entedia com uma tarefa muito repetitiva)

5- Faça alguma atividade física durante o dia.

Acho importante, melhora o estado de ânimo e ajuda a saúde. Eu gosto de caminhadas! (aqui meu post sobre caminhadas do blog pessoal).

6- Evite comer demais se for trabalhar depois.

Se como demais fico sonolenta e sem ânimo para ser produtiva. Cada um tem seu jeito de se alimentar, mas vale refletir se a feijoada não vai acabar com sua produção depois do almoço.

7- Acorde cedo, sinta-se produtivo desde cedo.

Esse item é polêmico, sei de muitas pessoas que preferem usar a madrugada

8- Esteja hidratado durante o dia.

Água me ajuda a me sentir bem durante o dia. E parece que estar hidratado faz bem para saúde também!

9- Dê a devida atenção atenção aos amigos, namorado(a), marido/esposa e à família.

Ser eficiente é também saber valorizar as pessoas e os momentos que mais importam, se cuidar, se conhecer. Só trabalhar e não cuidar da vida pessoal e de você mesmo é um péssimo planejamento de longo prazo.

10- Tenha um hobby, faça atividades para você.

A vida não é só trabalho. Somos todos seres em transformação e que têm muito a aprender nessa vida. Desfrute, faça coisas que gosta e que te façam se sentir bem...! (os meus blogs pessoais contêm vários artigos sobre esse tema, aqui em português e aqui o blog em inglês).

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Espero que as dicas sejam úteis! Segue o vídeo que preparei sobre o assunto: Saúde e bem-estar: 10 Dicas de Produtividade e Bem-Estar para manter a qualidade de vida 



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Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups
Homem produtivo e feliz
Foto: Panther Media / CrayonStock

Dicas para reduzir o estresse

Se no final do dia você está cansado, estressado, exausto (física e mentalmente) e com um humor que não é dos melhores, este post anti-stress é para você. Vamos às dicas:

1- Estabeleça prioridades:

Imagino que tudo possa parecer urgente e "para ontem", mas isso não é verdade, e pensando assim você se arrisca a embarcar em um colapso nervoso e em um ciclo sem fim de estresse... Existem prioridades, existem coisas urgentes, imediatas (que se uma medida não for tomada já, as consequências podem ser graves), existem tarefas prioritárias (um prazo que está vencendo, algo que foi classificado como muito relevante pela equipe) e existem tarefas cotidianas, que devem ser propriamente alocadas no dia-a-dia.

Você deve olhar racionalmente para suas tarefas e decidir o quais são as prioridades e as não prioridades. Se existe alguém pressionando para que uma tarefa não prioritária seja realizada, você deveria calmamente informar o seu prazo à pessoa, ou então comunicar o fato a seu chefe (ou a quem detenha o poder de decisão).

Os outros sempre irão fazer pressão para que tarefas do interesse deles sejam realizadas, mas se você se deixar pressionar por todos, o estresse será certo. 

Seja organizado e seja racional quanto a seus prazos. Isso vai te poupar bastante estresse.

2- Beba água e chás (sem cafeína), esteja hidratado.

Beba água, esteja hidratado, faz bem para a saúde.

Em relação aos chás, crie o hábito de tomar chás calmantes durante o dia (como camomila, menta, erva cidreira, erva doce, maracujá).

Eu particularmente gosto de tomar um chá de menta durante o dia e camomila (ou um copo de leite) antes de dormir. Camomila tem um efeito super calmante em mim. Eu gosto de chás estimulantes (chá preto, chá verde, chá de ceilão), mas como aqui o tema é estresse, vamos focar nos chás calmantes.

Sugiro que experimente qual desses chás é mais saboroso e promove o melhor efeito em você. O "mundo dos chás" é super diversificado, certamente você irá encontrar algum que te agrade. 

3- Procure manter-se tranquilo, com a mente tranquila. Não se deixe irritar por qualquer coisa, tenha auto-controle.

Existem pessoas que com o menor motivo já perdem o controle e se irritam, ficam nervosas, têm reações instintivas. Essa é a consequência de um quadro maior de desequilíbrio, sobre o qual podemos falar mais depois. 

É importante tentar manter a mente tranquila, sem preocupações, sem ideias, julgamentos, dramas ou qualquer sentimento negativo. Se existe alguma preocupação ou pendência, realize a ação necessária (um email, uma visita, um telefonema etc), ou agende a data em que você irá realizar essa ação necessária. Mas não fique pensando no assunto, enchendo sua mente de preocupações, isso não vai ajudar em nada, só vai te enfraquecer, te deixar menos focados em suas atividades do presente.

Tente manter sua mente tranquila e focar nas ações que você terá que fazer. 

Quando for a hora de agir, aja, mas foque no presente, esteja tranquilo e focado na ação do presente.

4- Coma devagar, coma alimentos integrais, leves e saudáveis.

O título diz quase tudo nesse item, e apesar de saber que muitos não vão acreditar que isso tenha a ver com redução de estresse, no meu ponto de vista tem.

Desde o início da adolescência procuro evitar frituras e doces, comer alimentos que contenham fibras, muitos legumes, frutas, carnes e queijos magros, evito excesso de carboidratos, como bastante salada etc. 

Isso me ajudou a me manter magra e também me faz sentir bem, com uma boa digestão e disposição. As poucas vezes que comi de forma diferente (por motivo de viagem, por exemplo) não me senti tão bem.

Acredito que a causa de minha saúde (entre outros aspectos, claro) é uma alimentação bastante saudável. Deem importância para alimentação, não descuidem!

5- Deite-se diariamente por 10 minutos sem pensar em nada, apenas respirando, relaxando e prestando atenção na respiração.

Esse pequeno exercício de relaxamento/meditação é muito útil para mim, recomendo totalmente a vocês. Minha forma de fazer é: primeiro me deito no tapete de yoga com as costas no chão, me estico (alongo pernas e braços) e respiro algumas vezes profundamente, focando na expiração. Em seguida dobro as pernas e fecho os olhos. Fico aí cerca de 10 minutos, evitando pensar. Se algum pensamento vem, eu não me apego a ele, deixo-o passar.

Gosto muito desse pequeno exercício, para mim é um "regenerador", como um breve renascimento, como se você houvesse feito uma visita ao nada (a um lugar sem pensamentos, forma, prazos, prioridades, tarefas etc) e voltado. Recomendo!

Por hoje são essas as dicas, espero que ajudem vocês! Fiquem à vontade para dizer a opinião sobre o que está escrito. Em breve virá a parte 2 do post, com as dias 6-10, aguardem!

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Mulher sem estresse
Foto: stockyimages/Crayonstock