Observar a respiração: uma forma para ser mais forte e consciente

Uma técnica muito boa para lidar com o estresse e a sobrecarga diária é a respiração. Como é importante prestar atenção à própria respiração. Não sei se vocês têm esse hábito, então vou contar da minha experiência.

Faz quase dois anos que tenho sido mais disciplinada nessa tarefa de estar mais consciente de mim da minha respiração (se estou respirando naturalmente, se minha respiração parece agradável e fluida, se ela parece pesada e difícil, se está rasa e imperceptível, se está fora de ritmo...), e isso tem me ajudado a resolver meus próprios problemas e a entender mais quem eu sou.

*Prestar atenção na respiração é um "capítulo" da tarefa diária e incessante de autoconhecimento, de auto-descoberta, de compreender quem você é e qual sua missão no planeta Terra. Procuro me dedicar bastante a este tema e aproveito para compartilhar com vocês um pouco do que considero meu aprendizado.

*Se você não liga para esse tema de "autoconhecimento", "quem sou eu" e "qual minha missão na vida" , é melhor passar para o próximo post, sem problemas.

A respiração é como uma antena do que está acontecendo comigo de uma perspectiva mais sutil, e acredito que muitas pessoas também conseguirão se aprimorar nessa tarefa de auto-observação e aprender mais sobre si.

Sempre que eu estou com qualquer estado de ânimo não muito equilibrado, ou quando existe algo sobre mim (algo que está acontecendo comigo) que eu preciso entender melhor e colocar para fora (me conscientizar, tomar uma atitude), o primeiro sintoma que me aparece é alguma alteração na respiração.

Como mencionei acima, algumas das alterações possíveis são respiração difícil (parece que você tem que se esforçar para respirar), respiração curta e rápida, um pouco incômoda, respiração curta e quase imperceptível, fora de ritmo, uma respiração que parece não estar fluindo naturalmente, entre outras.

As alterações que acontecem conosco são constantes e isso faz parte de estar vivo. O objetivo não é ser feliz para sempre ou ter uma respiração sempre perfeita, harmônica e fluida. Isso nao existe. O objetivo é viver, se entregar, mergulhar em desafios novos, e estar pronto, alerta, consciente de si, ter amor próprio e ser capaz de perceber quando algo precisa de um ajuste, quando alguma atitude precisa ser tomada.

Treinar a se conhecer é ter mais domínio sobre si mesmo, é poder ser dono das próprias reações e não ser vítima delas. Se entender, prestar atenção em sinais sutis, é uma forma de ser mais independente e estar mais forte para correr atrás dos próprios sonhos.

Se você presta atenção em si mesmo, seus pensamentos e seu corpo, começando pela respiração, conseguirá ir mais fundo em si mesmo e descobrirá coisas que alguém menos "autoconsciente" demorará mais tempo para descobrir, ou talvez só descubra quando o problema se agravar e ficar mais evidente, como no caso de uma crise, uma tristeza maior, nervosismo, algum sintoma físico (por exemplo doença), uma reação descabida, ser grosso ou injusto com alguém etc.

Na Yoga, em aulas de meditação e relaxamento frequentemente os instrutores falam da importância de observar a respiração, de treinar respirar da maneira correta, de buscar respirar calmamente.

Quero finalizar este post falando sobre isso: respirar, me acalmar, procurar reencontrar meu próprio equilíbrio é a primeira medida que tomo sempre que estou estressada, cansada, ansiosa ou com qualquer energia "negativa" dessas. Cinco minutos deitada no tapete de ioga respirando profunda e calmamente, com a mente vazia, são essenciais. Recomendo.

Se conhecer é cultivar amor próprio. Isso é muito bom, ter amor próprio é o primeiro passo para amar mais os outros.

Espero que o post tenha sido útil. Tenho alguns vídeos no canal sobre o tema, segue um deles: Como relaxar: banho e chá relaxantes (e anti-stress).




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Até a próxima!

Luiza S. Rezende
Advogada empresarial especializada em startups

Mulher respirando feliz
Foto: Panther Media / Crayonstock